Discurso feito pelo vereador Battisti na sessão solene da Câmara de Vereadores alusiva ao aniversário de 260 anos da cidade de São José. Na ocasião o vereador Battisti homenageou o Professor Valmor Paes da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (SINTRAM) com o título de cidadão josefense. Na pessoa do professor Valmor Battisti homenageou todos os servidores públicos da cidade.
Senhor Presidente,
Senhoras vereadoras
Senhores Vereadores,
Autoridades presentes
Público aqui presente e que nos assiste pela TV Câmara
São José faz 260 anos, e esta sessão homenageia 13 cidadãos por morarem e participarem da vida desta cidade.
No que diz respeito ao meu homenageado, o Walmor, ele além de presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, SINTRAM, é um importante maratonista e faço questão de divulgar esta sua dedicação de atleta.
Ao homenagear o Walmor eu gostaria de homenagear todos os servidores públicos e felicitá-los por terem um sindicato atuante como o SINTRAM.
Quando houve o terremoto no Haiti, todo mundo se deu conta de que não havia estruturas estatais como hospitais, defesa civil, serviço de primeiros socorros, órgãos de governo, enfim, não havia serviços públicos para organizar o atendimento às vítimas daquela tragédia e muitas morreram e outras ficaram ao abandono por isso.
Os serviços públicos no Haiti foram sendo desmontados e privatizados pelos governos ao longo do tempo.
Por que eu falo disso?
Para que a gente se dê conta de que não há sociedade organizada sem serviços públicos organizados e funcionando. Assim como não há cidade organizada sem serviços públicos que dê assistência de saúde, educação, saneamento, para a população.
Sem serviços públicos impera o caos.
Eu li com bastante atenção a matéria publicada hoje no Correio de Santa Catarina com o vereador Amauri, presidente da Câmara Municipal, falando dos 260 anos de nossa cidade.
Peço licença ao vereador Amauri para ler um trecho, aonde ele declara:
[abre aspas] “São José ainda vai ser uma grande cidade quando os administradores ouvirem mais a população, e reservarem parte do orçamento para os serviços básicos e acreditarem na necessidade do planejamento” [fecha aspas]
É uma reflexão que merece atenção e merece que seja pautada nesta Casa legislativa.
Enquanto estamos aqui, hoje à noite, em Serraria, os moradores estão se preparando para amanhã de manhã fazer um protesto e fechar a BR 101. Eles estão desesperados pela falta de médicos no Posto de Saúde. E como eles de Serraria outras comunidades estão sem atendimento adequado e tem reclamado pela imprensa.
Esta gente quer ser ouvida. Quer que uma parte do dinheiro dos impostos seja reservada para atender a necessidade básica de saúde.
E se queremos um serviço público de qualidade, é obrigatório valorizar os servidores públicos, que em nossa cidade esperam pela aprovação do seu Plano de Cargos e Salários.
Nos 260 anos de São José, parabéns ao povo trabalhador que constrói e faz essa cidade. Parabéns aos servidores públicos que contribuem, com sacrifício e dedicação, para esta construção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário