A Audiência Pública para tratar das obras na Avenida Presidente Kennedy, realizada na última quinta-feira (17), na Câmara Municipal de São José, presidida pelo vereador Antonio Battisti (PT), autor do requerimento, contou com a participação de cerca de 40 pessoas no plenário. Na mesa, além de Battisti, o prefeito Djalma Berger, o presidente da Câmara Neri Amaral, o engenheiro Ivan Schneider, da Secretaria de Infraestrura, e os vereadores Sanderson de Jesus e João Rogério de Farias.
Battisti iniciou a sessão apresentando uma série de fotografias mostrando que as obras não contemplam a realização de drenagem necessária para acabar com os constantes alagamentos na região de Campinas e Kobrasol. Além disso, o vereador fez outros questionamentos: “como ficam os estacionamentos públicos? Será implantada a ‘zona azul’ na Presidente Kennedy, serão mantidos as mesmas vagas para estacionar? As calçadas padrão estão sendo acabadas, como ficam as ligações das redes de água, esgoto, iluminação pública, telefônica e TV a cabo? Depois vão quebrar as calçadas para fazer a ligação com as casas e prédios?”, perguntou Battisti, que também ressaltou que a obra já está atrasada em 90 dias.
O prefeito Djalma Berger disse que "a causa dos alagamentos é a grande quantidade de chuva em um curto espaço de tempo" e que está sendo feito um estudo para solucionar o problema. Sobre o atraso das obras, o prefeito alega que São José foi o único município que teve o orçamento rejeitado pela Câmara e atribui o atraso à questão orçamentária.
No tempo reservado às intervenções da comunidade, o síndico do Centro Comercial Campinas, Olvir Favaretto, relatou que o comércio, na Avenida, teve uma redução de 30% no faturamento. "Os comerciantes estão preocupados com a queda nas vendas. Uma obra dessa precisa ser mais bem planejada”, disse. Olvir entregou um abaixo-assinado ao vereador Battisiti, onde solicita uma solução para os alagamentos.
Outras pessoas da comunidade também se manifestaram destacando os problemas na Presidente Kennedy. "Estou indignada. Pago o IPTU como área nobre da cidade e não vejo resolvidos os problemas de alagamentos", disse uma moradora da Rua Dinarte Domingos. O empresário Ivan se mostrou preocupado com o movimento de automóveis, o estacionamento e o acesso das pessoas às lojas.
O vereador Battisti, encerrando a Audiência Pública, convidou o engenheiro Ivan Schneider, o secretário de Infraestrutura Adilson de Souza e interessados em contribuir com soluções para os alagamentos, para a reunião proposta pelo presidente da Casa, vereador Neri Amaral, no dia 23 de maio, às 17 horas, na Câmara Municipal. “Queremos continuar discutindo e levantando soluções para os pontos problemáticos do projeto de revitalização da Avenida Presidente Kennedy”, finalizou Battisti.